No último fim de semana recebemos a triste notícia que o produtor Martin Birch faleceu aos 71 anos e desde então homenagens tem sido feitas na internet por alguns artistas com quem ele trabalhou como Iron Maiden, Black Sabbath e Deep Purple.

Birch foi uma peça essencial para a criação do som do Iron Maiden, produzindo todos os discos da banda entre Killers, de 1981, até Fear of the Dark, de 1992. Inclusive, após trabalhar com diversas bandas nas décadas de 70 e 80, o produtor fez do Maiden a prioridade de sua carreira pela última década antes de se aposentar aos 43 anos em 1992.

No site oficial do Iron Maiden, o baixista Steve Harris escreveu: “Ele era absolutamente brilhante. Ele não era apenas um produtor, ele era um ótimo engenheiro também, então ele sabia como fazer um bom som. Ele também era fantástico em motivar as pessoas; ele tinha o dom de despertar o melhor das pessoas. Ele também era um homem muito bom, muito divertido com um ótimo sendo de humor que fazia dele uma pessoa muito fácil de se trabalhar.”

O vocalista Bruce Dickinson também homenageou o produtor: “Para mim, Martin foi um mentor que transformou completamente meu jeito de cantar (…) Ele não manipulava o som da banda, ele o refletia da melhor maneira possível. Além disso ele era um ser humano incrível e engraçado. Martin e eu compartilhávamos uma paixão por artes marciais – ele por karatê e eu por esgrima – o que nos deu mais uma coisa para se conectar. Estou muito triste por receber essa notícia, é inacreditável que ele faleceu tão cedo após ter levado uma vida tão bem vivida.”

Birch também produziu dois álbuns muitos importantes da carreira do Black Sabbath, Heaven and Hell e Mob Rules, os primeiros discos do grupo com Ronnie James Dio, após a saída de Ozzy Osbourne.

“Estou surpreso com essa triste notícia da morte de Martin Birch”, escreveu o guitarrista Tony Iommi, “Martin era um cara adorável e um ótimo produtor. Sentiremos muita falta dele e meus pensamentos estão com sua família. Descanse em paz.”

O baixista Geezer Butler completou: “Estou muito triste com a morte de Martin Birch. Um produtor brilhante. Tive o prazer de trabalhar com ele nos álbuns Heaven and Hell e Mob Rules, do Black Sabbath. Minhas condolências à [sua esposa] Vera e a família.”

Wendy Dio, viúva de Ronnie James Dio, também lamentou a perda: “Meus pensamentos e preces estão com sua esposa Vera e sua filha Haley. Ele era um produtor genial e um grande amigo de Ronnie. Descanse em paz.”

Entre as décadas de 60 e 70, Birch trabalhou com o Deep Purple como produtor e engenheiro em diversos discos da banda. Ian Gillan, Roger Glover e Ian Paice divulgaram uma declaração sobre a triste notícia: “Conhecer Martin no começo dos anos 70 foi um momento fundamental em nossas vidas. Ele era nosso engenheiro de som quando a experiência de shows ao vivo passaram também para os estúdios. Ele conseguiu capturar muita coisa, especialmente em ‘Hard Loving Man’. Ele se conectou conosco imediatamente, ele tinha o mesmo senso humor do nosso e era um profissional muito cuidadoso (…) Nossos pensamentos estão com Vera e todos seus familiares e amigos.”

Birch também trabalhou com Fleetwood Mac, Rainbow, Blue Öyster Cult, Whitesnake, entre outros. David Coverdale, vocalista do Whitesnake, foi o primeiro a anunciar e confirmar a morte de Birch, também o celebrando, dizendo que ele foi muito importante em sua vida.

Veja logo abaixo todas as homenagens.

Categorias: Notícias