Hammurabi vem de BH, berço histórico de muitas bandas que são Orgulhos Nacionais

Rafael Masini: Começando mais um Orgulho Nacional, estou eu aqui, Rafael Masini, diante de nada mais, nada menos do que o guitarrista e vocal do Hammurabi, Daniel Lucas. Tudo bem, Daniel?

Daniel Lucas: Tudo bem, Rafael. A gente está fazendo um show em Belo Horizonte dia 26 de agosto, vai ser um domingo, comemorando esses seis anos, seis anos de banda, seis bandas no mesmo evento, em seis horas de show ininterruptas. É mais ou menos o mote, assim, desse show.

RM: Muito legal. E a escolha, por ter seis bandas, claro, tem a ver, por causa dos seis anos.

DL: Isso aí, é um festival 666.

RM: Ah, boa!

DL: É a piadinha da banda.

RM: Muito legal. Daniel, fala um pouco da banda. Como surgiu a ideia de montar uma banda? Vocês lá em Belo Horizonte… Quem teve a ideia, quem juntou os músicos e como que foi escolher fazer o som do Hammurabi?

DL: A ideia foi rápida, assim, foi porque no ginásio, estudávamos eu e o Críslei, que é o baterista, uma coisa assim mais pessoal, a gente resolveu montar uma banda de metal… Muita influência na cidade, né, Sepultura, Sarcófago… Mas enfim, tem muita banda, o Sex Trash, o Chacal, tem muita banda, assim, que motivou a gente a começar, porque essas bandas que a gente gosta são da nossa cidade. Então não era aquela coisa assim “Nossa, é o Metallica lá em São Francisco”, não, é a gente, tudo aconteceu aqui, e a ideia é isso “Temos que montar uma banda de metal, a gente está na terra do metal, vamos fazer”.

RM: E você quando era moleque sempre foi fã dessas bandas?

DL: Sempre fui fã. Assim, em casa eu já tinha essa influência, minha mãe ouvia bandas assim, que eu não diria que é metal, mas que foram aquelas que acenderam, digamos assim, o estopim para o metal. Minha mãe ouvia muito Creedence, Kiss, tinha muito jazz em casa também, tinha Nat King Cole, tinha Ray Charles, então era um arsenal, assim, enorme já desde cedo.

RM: E agora com esses seis anos aí na estrada, vocês tem o quê? Um EP e acabou de sair um disco?

DL: Então, a gente lançou uma demo com o Hammurabi em 2006, gravamos o EP em 2008 e aí a gente lançou em Belo Horizonte mesmo, foi em uma abertura de show, que foi com o Sodom em BH, foi uma experiência muito bacana. E em 2010 a gente lançou o “Extinction Root”, que é o nosso debut álbum, aí, que já saiu pela Cogumelo e tal, já é uma coisa mais bem consolidada.

RM: Então fala para a gente, mais uma vez, data, hora, lugar do show, para todo mundo comparecer, quem é de BH, da região, do triângulo mineiro, conta aí de novo, onde que é o show?

DL: Então, vai acontecer dia 26 de agosto, vai ser na Casa Cultural Matriz, a partir das 14 horas. Então as seis bandas que vão compor esse cast, além da gente, são o Nervochaos, aqui de São Paulo, tem o Dark Tower, do Rio, a gente tem o Deadlines, que é de Itauna, e tem duas bandas de Belo Horizonte também, que é o Hellcome e o Colt45. Então essas bandas vão compor o cast, é esse o horário e a gente espera todo mundo lá. A comunidade banger tem que comparecer.

RM: E Daniel, muito legal, vamos fazer, antes de você pedir a música, vamos fazer uma promoção aqui dentro do Orgulho Nacional? Você falou aí as influências da banda, mas eu quero saber as influências suas, quem influenciou você como guitarrista e vocal. Então é assim, no site da banda… Fala o site da banda aí.

DL: Hammurabi.com.br.

RM: No site da banda… Você clica ali, você vai chegar nas influências do Daniel Lucas. Aí, pega qualquer um dos nomes, porque ali tem mais de um nome… Qualquer um dos nomes, manda pra [email protected], um dos nomes de influências dele, e o que vai ganhar?

DL: Já que a gente está falando do show de seis anos, a gente vai ter uma camisa, que é a camisa oficial do evento, com o logo das bandas, com marca do evento, enfim… Então assim, vamos sortear pra duas pessoas? Acho que é melhor, não é, porque assim não ganha só um.

RM: Ótimo, duas pessoas, então dois kits, o que vem nos kits?

DL: Dois kits então. A camisa oficial do evento, de seis anos, “The Extinction Root”, que é o debut álbum de 2010, mais o EP “Shelter of Blame”, de 2008. Dois kits com camisa e os dois CDs.

RM: Dois kits, ou seja, dois ganhadores, dois Wikimates vão ganhar a camiseta oficial do evento e o EP e o CD oficial de vocês.

DL: O debut álbum, é isso aí.

RM: Muito legal. Chega de papo, é a hora de vocês escutarem agora o Hammurabi. Qual é a música que você pede? Anuncie aí.

DL: “And the Soul of the Planet is Gone”.

Ouça o episódio completo:

Clique aqui para conhecer mais a banda Hammurabi.

Categorias: Orgulho Nacional