Texto por: Eduardo Kennedy

Há algumas semanas o Tony Iommi deu uma entrevista para o Richie Faulkner, do Judas Priest, no canal da Gibson no YouTube. Mais uma vez, Iommi comparou o estilo de vocal de Ozzy Osbourne com o do Dio e repetiu o que já virou um verdadeiro clichê para os fãs do Black Sabbath: Ozzy segue os riffs da guitarra ao criar linhas melódicas de vocal, enquanto Dio é mais criativo e elabora linhas vocais em harmonia sobre os acordes.

De fato, se pensamos em músicas como “Iron Man” e “Die Young”, é isso mesmo o que está acontecendo, mas… alguém já fez as contas e viu se isso é realmente um padrão do vocal dos dois grandes mestres?

Bem, Ozzy segue os riffs da guitarra em apenas 4 das 68 músicas que cantou no Sabbath, o que nos dá 5,8% de linhas vocais idênticas ao riff do T. Iommi. As faixas são: “N.I.B.”, “Iron Man”, “Electric Funeral” e “Into the Void” – na conta, entram todas as faixas originais, inclusive as duas lançadas no Reunion, exceto as instrumentais.

E o Dio também segue os riffs do T. Iommi na música “Country Girl”, perfazendo 1 música das 36 faixas originais que gravou com a banda (considerando o álbum The Devil You Know, lançado como Heaven and Hell, e as duas faixas bônus do The Dio Years). O percentual é 2,8% das músicas do Dio com linhas vocais idênticas ao riff.

A moral da história é que o Ozzy NÃO SEGUE o riff em 94% das músicas do Sabbath e o Dio não segue o riff em 97% de suas músicas na banda. É quase igual, não?

Logo, repetir o que o T. Iommi diz sobre Ozzy e Dio é equivalente a divulgar FAKE NEWS. Risos.

Talvez a gente pense no Ozzy do Sabbath como um cantor que segue os riffs da guitarra justamente por causa do sucesso de faixas como “Iron Man” e “NIB”… mas ninguém lembra de “Country Girl” do Dio.

*Este texto foi elaborado por um Wikimate e não necessariamente representa as opiniões dos autores do site.

Categorias: Notícias Opinião