Em meio aos protestos antirracistas pelo mundo, que tiverem, inclusive, estátuas de figuras com ações racistas depredadas ou até jogadas no rio, os moradores do estado de Minnesota estão pedindo uma substituição um tanto quanto incrível para a estátua de Cristóvão Colombo.

É o que noticía o jornal The Independent, em que uma petição pede para a substituição da estátua pelo busto do lendário cantor Prince. A justificativa? O artista nasceu no estado, e se tornou durante sua vida, um símbolo e porta voz da luta dos direitos raciais, o contrário do que Colombo representa.

“Em todo o país os governos municipais estão optando por remover estátuas de supremacistas brancos, proprietários de escravos e aqueles que ameaçaram o sustento do povo negro”, diz a petição. “Aqui em Minnesota, as comunidades estão reacendendo a demanda para derrubar o monumento estadual de Cristóvão Colombo, um homem que assassinou, estuprou e escravizou povos negros e nativos nas Américas.”

“Em vez de glorificar um homem que queria extinguir povos negros e nativos, devemos honrar os membros de nossa comunidade cuja liderança achamos inspiradoras”, finaliza o texto.

Confira a petição, que já acumula mais de 11 mil assinaturas, aqui.

Tags:
Categorias: Notícias