O vocalista liderou 3 das maiores bandas do país, Viper, Angra e Shaman

Andre Matos, das bandas Shaman, Viper e Angra, morreu neste sábado, 8, aos 47 anos.

A informação foi confirmada por companheiros do Shaman nas redes sociais. Ainda não se sabe ao certo as causas da morte.

Andre Matos começou os estudos musicais aos sete anos com aulas de piano. Aos 14, entrou para sua primeira banda, o Viper, onde gravou a demo The Killera Sword, em 1985, e os álbuns Soldiers of Sunrise, em 1987, e Theatre of Fate, em 1989. Após o lançamento de Theatre of Fate Andre decide deixar o Viper, pois não conseguiria conciliar a banda com seus estudos na faculdade. Matos graduou-se bacharel em Regência Orquestral e Composição Musical.

Na faculdade, Andre Matos conheceu Rafael Bittencourt e com ele teve a ideia de começar uma nova banda onde pudessem mesclar o heavy metal com a música erudita, o que mais tarde resultaria na criação do Angra. Com a banda, Matos consagrou-se um dos principais vocalistas do power metal.

No começo dos anos 2000, Andre resolve deixar o Angra e, com o baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori (ambos do Angra), formam o Shaman, convidando Hugo Mariutti para ser o guitarrista.

Em 2006, os irmãos Mariutti e André Matos deixam o Shaman e investem na carreira solo do vocalista.

Em 2011, Andre Matos deu uma longa entrevista ao podcast do Wikimetal que foi ao ar em um episódio duplo (parte 1 e parte 2) contando todos esses movimentos em sua carreira. A entrevista também deu início ao planejamento que seria executado no ano seguinte:

Em 2012, o Wikimetal organizou a volta do Viper com Andre Matos em uma tour de 28 shows tocando na íntegra os clássicos álbuns Soldiers Of Sunrise e Theatre of Fate.

Em 2013, Andre publicou no Wikimetal a resposta na íntegra ao produtor Jack Endino, que havia criticado as bandas brasileiras que cantavam em inglês.

Desde setembro de 2018, o Shaman com Andre Matos se reuniu para uma tour que passou por diversas cidades brasileiras. O último show ocorreu no domingo, 2, no Espaço das Américas, em São Paulo.

No dia 08 de junho de 2019, o metal perde um de seus maiores vocalistas.

LEIA TAMBÉM: Serguei, ícone do rock brasileiro, morre aos 85 anos

Confira mais notícias sobre: