Green Day, Sepultura, Rammstein, Lamb of God e mais

2019 começou cheio de expectativas. Os fãs de rock, heavy metal e seus subgêneros já estão se preparando para ouvir novidades de suas bandas preferidas como Dream Theater, Papa Roach, Bring Me The Horizon, Rival Sons, Overkill e muito mais.

Mas além das novidades, esse ano ainda carrega o peso de grandes discos que vieram antes dele. Há dez anos, Alice in Chains, Sepultura, Rammstein, Megadeth e Mastodon divulgaram seus trabalhos e entraram para a história da música.

Para celebrar esses lançamentos, nós separamos os onze melhores discos de 2009. Veja a lista abaixo.

Discos que merecem menção: The Great Misdirect do Between the Buried and Me, Death Magic Doom do Candlemass e Land Of The Freaks do Freak Kitchen.

11. Grave Digger – Ballads Of A Hangman

Primeiro disco da banda a ter dois guitarristas e o último com Manni Schmidt, Ballads Of A Hangman marcou o 14º lançamento do grupo. O trabalho foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs, apesar da balada “Lonely the Innocence Dies” ter sido comparada à “Where The Wild Roses Grow” de Nick Cave e Kylie Minogue.

10. Red Fang – Red Fang

Conhecido por misturar heavy metal com stoner, o Red Fang teve sua estreia em 2009 com o álbum auto-intitulado. Bryan Giles, Aaron Beam, David Sullivan e John Sherman apresentaram seu trabalho para o mundo e desde então têm ocupado um grande espaço no stoner e sludge metal.

09. Green Day – 21st Century Breakdown

Segundo o vocalista Billie Joe Armstrong, o oitavo disco de estúdio do Green Day retrata a era de manipulação que nos encontramos hoje, seja pelo governo, religião ou mídia. Bem recebido pela crítica, o álbum chegou a ser comparado com London Calling do The Clash pelo repórter da Rolling Stone.

08. Alice in Chains – Black Gives Way To Blue

Black Gives Way To Blue foi o primeiro lançamento da banda sem o vocalista Layne Staley, que faleceu sete anos antes. O disco conta com William DuVall compartilhando o vocal com o guitarrista Jerry Cantrell, que cantou na maioria das músicas.

07. Sepultura – A-Lex

Três anos após a saída de Iggor Cavalera, o Sepultura convidou Jean Dolabella para comandar as baquetas e lançou A-Lex, o segundo disco conceitual do grupo brasileiro. O trabalho foi inspirado em Laranja Mecânica, livro escrito por Anthony Burgess em 1962 e adaptado para o cinema por Stanley Kubrick em 1971.

06. Rammstein – Liebe Ist Für Alle Da

Em alguns países, o sexto disco de estúdio do Rammstein bateu recorde de venda antes do seu lançamento, apenas com os números da pré-venda. Considerado um dos álbuns mais comercialmente bem sucedidos do grupo, Liebe Ist Für Alle Da chegou a ter faixas censuradas em alguns lugares, principalmente na Alemanha, por material impróprio a menores de idade.

05. Lamb of God – Wrath

Indicado a dois Grammys, o disco Wrath recebeu uma mistura de críticas positivas e negativas da imprensa na época do lançamento. As positivas citaram a mudança na sonoridade como um amadurecimento do grupo sem desclassificar a importância dos elementos que carregam desde Ashes of the Wake (2004).

04. Dream Theater – Black Clouds & Silver Linings

Último disco da banda com o baterista e fundador Mike Portnoy, que saiu em 2010, Black Clouds & Silver Linings foi o primeiro trabalho do Dream Theater a chegar no top 10 das paradas da Billboard e até hoje é o disco do grupo que mais vendeu na semana do lançamento.

03. Megadeth – Endgame

Com letras inspiradas em Senhor dos Anéis e na crise que aconteceu em 2007 e 2008, Endgame foi o primeiro trabalho da banda com o guitarrista Chris Broderick que entrou após a saída de Glen Drover, e o último com o baixista James LoMenzo, que foi substituído pelo integrante da formação original David Ellefson. O disco entrou para diversas paradas da Billboard e foi muito bem recebido pela crítica, que considerou o trabalho um dos mais fortes da banda.

02. Slayer – World Painted Blood

O 11º disco de estúdio do Slayer foi o último a ser gravado com a formação original e clássica da banda, o baterista Dave Lombardo foi despedido em seguida e em 2013 o guitarrista Jeff Hanneman faleceu. Além de ter recebido ótimas críticas da imprensa, World Painted Blood ocupou ótimas posições nas paradas musicais.

01. Mastodon – Crack The Skye

Quarto disco de estúdio do Mastodon, Crack The Skye foi listado como um dos melhores trabalhos daquele ano em diversos sites especializadas. Com sete faixas, o álbum marcou o primeiro lançamento da banda com o baterista Brann Dailor como um dos vocalistas.

Confira mais notícias sobre: